“Não vamos reinventar a roda”. Esse é um ditado antigo e simples que ja escutamos em diversas situações ao longo das nossas vidas. Talvez na maioria das vezes para as situações cotidianas que necessitam pouco conhecimento aplicado. Mas são das situações simples e rotineiras que podemos e devemos tirar boas lições para a vida. E essa dica é uma delas.

Empreender e desenvolver um negócio é uma tarefa complexa e que necessita muito conhecimento, dedicação e força de vontade. Momentos ruins devem ser esperados mas o trabalho superará todos eles. Sempre! Além de uma boa dose de dedicação e trabalho, conhecer coisas e pessoas para nos ajudar nessa empreitada é essencial. Ferramentas de e para negócios, é uma dessas coisas.

Existem milhares de sites, aplicativos e ferramentas para ajudar empreendedores a empreender, gerentes a gerenciar, diretores a dirigir, cozinheiros a cozinhar e escritores a “escritar”. Não precisamos desenvolvê-las. Basta usar.

É comum encontrarmos gerentes e suas equipes perdendo tempo e quebrando a cabeça com alguma tarefa, teoricamente, complicada e como desenvolver uma ferramenta para corrigir esse problema.  Pode ser frustrante pensar, mas existem boas chances de alguém nesse nosso planeta inteiro (provavelmente um asiático) já ter sofrido do mesmo problema e ter desenvolvido e disponibilizado algo para ajudar. Basta pesquisar. Atualmente temos ferramentas para “hackear” tudo, ou quase tudo.

Ser startupeiro desenvolvedor de apps já é quase tão diferente como ser proprietário de uma loja de paletas mexicanas.

 

Podemos citar algumas pouco convencionais, talvez. Já pensou em como descobrir o email de alguém? O SellHack pode te ajudar. E como visitar o perfil de várias pessoas no Linkedin ao mesmo tempo? – pesquisas afirmam que a chance de fazer negócio com pessoas que você visitou chegam ser 35% a mais. OAnyGrowth está na mão. Além das mais conhecidas plataformas, como para criação de logos empresariais (wedologos e 99designs), de criação de sites quase prontos (themeforest e imcreator) e de gerenciamento de métricas  do negócio (mixpanel). Dentre várias e milhares de outras.

Por essas e outras que o lema “não invente a roda” nunca fez tanto sentido. Foque nos problemas reais do seu negócio. Quebre cabeça para desenvolver algo que o seu cliente realmente precise e nas maneiras de agregar valor ao que você oferece. Deixa que para as situações cotidianas pouco funcionais, alguém já pensou por você.

Felipe Bastos

Author Felipe Bastos

More posts by Felipe Bastos

Leave a Reply